Campeonato Brasileiro Street AM, como foi! Eventos

Campeonato Brasileiro Street AM, como foi!


A 6ª edição do Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador teve recorde de inscritos com a participação de 79 skatistas!

Para se ter ideia, em 2011 foram 45 participantes, em 2012 tivemos 68 competidores, em 2013 foram 47 inscritos, em 2014 foram 53 skatistas e em 2015 o mesmo número.

Representantes do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambucano, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fizeram o evento ser verdadeiramente brasileiro!

Campeonato Brasileiro Street AM, como foi!

Filipe Matos (foto: Tio Verde)

A quantidade recorde de participantes fez os treinos oficiais dobrarem de tempo já que muitos estavam se credenciando quando era previsto o seu encerramento.

As provas começaram com a Iniciante onde 24 skatistas demonstrarem não estarem para brincadeira.

Destaque para a participação do Paulo Henrique Vidal vindo de Vitória do Xingu, interior do Pará, demonstrando o quanto o Skate está difundido pelo Brasil!
Quem demonstrou os melhores níveis técnicos foram Carlos Daniel Narciso de Gaspar (SC), Martyn Foris de Porto Alegre (RS), Tharik Souza de Vila Velha (ES), Guilherme Santiago de S. Bernardo do Campo (SP), João Lucas Rodrigues de Taguatinga (DF) e Gabriel de Matos de Itaquaquecetuba (SP).

Seguindo a programação aconteceu a estreia da Amador 2 no Bras. Street Amador com 21 skatistas disputando o título inédito.

Marcelo Damásio, campeão brasileiro iniciante em 2013, desta vez foi o sexto colocado.

Ruderson Gonçalves de São José (SC), Tony Jorge de Nova Iguaçu (RJ), João Luca de Fortaleza (CE) e o local do Tatu Skate Park Yago Pivete do Rio de Janeiro (RJ) ficaram entre a quinta e segunda posições.

O primeiro campeão brasileiro amador 2 de Street foi Filipe Matos de Vila Velha (ES), classificado após boas participações tanto no Circuito Mineiro quanto no Ranking FASERJ de Street 2015. Parabéns!

Campeonato Brasileiro Street AM, como foi!

Yago Pivete (foto: Tio Verde)

Dando prosseguimento entraram em cena 27 amadores 1, garantia de excelentes manobras e marretagem geral pela Skate Plaza do Parque Madureira, considerada a melhor da América Latina.

Entre os Top 10 estavam Ângelo Joaquim de Planaltina (DF), Tiago Cristian de Itaquaquecetuba (SP), Guilherme Parada de Santos (SP), Anderson Resende de Fortaleza (CE), João Vitor Galvão de Juiz de Fora (MG) e João Lucas Xuxu de Cachoeirinha (RS).
Destaque especial para Nicolas Dias de Juiz de Fora (MG), demonstrando ter o maior Pop no país no momento, subindo as escadarias de várias formas de ollies como destruindo os corrimãos!

Pena que o Nicolas andou apenas numa parte da imensa área de competição o que acabou prejudicando sua colocação…

Humberto Peres já é figura carimbada nas finais das edições do Campeonato Brasileiro de Street Amador e desta vez finalizou na terceira posição.
O vice campeonato ficou para Luiz Neto de Florianópolis (SC) novamente, depois do ano passado ter sido o terceiro colocado e em 2014 o segundo classificado, demonstrando uma ótima regularidade!

Mas quem surpreendeu foi Lucas Alves de Curitiba (PR), que depois de ter sido campeão brasileiro iniciante de Street em 2012, também sagrou-se campeão brasileiro amador 1 de Street, parabéns!

Todavia o melhor da festa foi deixado por último, a estréia no Hemisfério Sul da categoria Paraskatista, formada por skatistas super especiais e portanto com super poderes que deixaram todos os presentes no Parque Madureira arrepiados e muito emocionados com tal prova de superação!

Campeonato Brasileiro Street AM, como foi!

Ruan Felipe (foto: Ney Metal)

A lenda do Skate mundial, pioneiro e primeiro paraskatista profissional na História, Og de Souza de Paulista (PE), veio exclusivamente para o Rio de Janeiro (RJ) andar junto nesta categoria e fazer demonstrações para alegrias dos seus fãs, com passagens aéreas financiadas pelos amigos Bruno Pires e Sylvio Azevedo da Rio Ramp Design após articulação da CBSk junto com a FASERJ.

Tem gente que reclama das dificuldades da vida, dos obstáculos encontrados pelo caminho de todos os dias, contudo João Henrique de São Bernardo do Campo (SP), Mateus Moreira de Brasília (DF), Phelipe Dias de Nova Iguaçu (RJ), Rafael Alenteiro do Rio de Janeiro (RJ), Ruan Felipe de Riberião Preto (SP), Shierre Ilário de Poços de Caldas (MG) e Vini Sardi de São Paulo (SP) tiram de letra qualquer problema, sendo verdadeiras inspirações sejam para skatistas ou não!
Manobras como Finger Flip Varial pulando escadas, Invert Varial no Quarter Pipe, Blunt to Fakie, FS Grind, FS Smith grind entre outras deixaram muitos de boca aberta, fazendo o público aplaudir de pé as performances dos paraskatistas.

Não tendo como definir algum campeão, afinal todos são vitoriosos na vida e no Skate, os sete participantes foram declarados campeões brasileiros e a partir de agora a categoria Paraskatista também será separada por cada condição especial e num futuro próxima ganhará seu exclusivo Campeonato Brasileiro de Street com todo mérito.

Quem sabe até lá o skatista profissional Ítalo Romano, de Curitiba (PR), que desta vez não pode comparecer, esteja presente engrandecendo ainda mais esta bela confraternização?

Amador 1
1) Lucas Alves (PR)
2) Luiz Neto (SC)
3) Humberto Peres (RJ)
4) Nicolas Dias (MG)
5) João Lucas Xuxu (RS)
6) João Vitor Galvão (MG)
7) Anderson Resende (CE)
8) Guilherme Parada (SP)
9) Tiago Cristian (SP)
10) Ângelo Joaquim (DF)
11) Wallace Miudo (RJ)
12) Alexandre Chaveirinho (RS)
13) Matheus de Souza (SP)
14) Marcos Vasconcelos (DF)
15) Victor Bob (PE)
16) Marcus Vargas (RS)
17) Matheus Assis (SP)
18) Nilson de Jesus (RS)
19) Deivid Santos (ES)
20) Yuri Deyvison (PB)
21) Carlos Abrantes (DF)
22) Pedro Xexa (RN)
23) Vitor Sodré (RJ)
24) Wanlenyo Gluno (PI)
25) Roseilino Cruz (PB)
26) Emanuel Messias (PI)
27) Lucas SeleginI (RN)

Amador 2
1) Filipe Mattos (ES)
2) Yago Pivete (RJ)
3) João Luca (CE)
4) Tony Jorge (RJ)
5) Ruderson Gonçalves (SC)
6) Marcelo Damásio (ES)
7) Lucas Pires (RS)
8) Brenno de Souza (RJ)
9) Josnei Nascimento (PR)
10) Carlos Kadu (PR)
11) Renato Rodrigues (RN)
12) Vitor Souza (DF)
13) André Souza (DF)
14) Matheus Cruz (SC)
15) Ítalo Billy (MA)
16) Diego Maradona (RS)
17) Yves Thiago (MA)
18) Paulo Gravare (MG)
19) Yago Juan (CE)
20) Samuel Ferreira (RJ)
21) Marcos Mendes (DF)

Iniciante
1) Gabriel de Matos (SP)
2) João Lucas Rodrigues (DF)
3) Guilherme Santiago (SP)
4) Tharik Souza (ES)
5) Martyn Foris (RS)
6) Carlos Narciso (SC)
7) Vitor de Oliveira (RJ)
8) Joab Ferreira (CE)
9) Pablo Florencio (RJ)
10) Júnior Porfirio (SC)
11) João Marcos Trindade (RS)
12) Paulo Vitor PV (GO)
13) Gabriel Araujo (RJ)
14) Pedro Mendes (CE)
15) Gabriel Aguilar (SP)
16) Igor Galvão (RS)
17) Santhiago Cesar (SC)
18) Jonathan Rocha (DF)
19) Luis Marcelo da Silva (RN)
20) Rhuan Tavares (SP)
21) Aed Borges (DF)
22) Tauan Torres (DF)
23) Paulo Vidal (PA)
24) Marcelo Batista (AM)

Paraskatistas

AE (Amputado ereto)
1) Rafael Alenteiro (RJ)

AS (Amputado sentado)
1) Shierre Ilário (MG)

BE (Biamputado ereto)
1) Vini Sardi (SP)

BS (Biamputado sentado)
1) João Henrique (SP)
1) Ruan Felipe (SP)

MFC (Má Formação Congênita)
1) Mateus Moreira (DF)

SD (Sindrome de Down)
1) Phelipe Palmas (RJ)

Homenageado
Og de Souza (PE)

Agradecimentos especiais aos juízes Jason Alexander, Leandro Macaé, Marcelo Gouvêa, Raphael Índio e Wallace Belo, ao locutor Bruno Funil, ao DJ Sabá, ao coordenador de notas Eduardo Dantas, aos assessores Adriano Salgado, Beto Bianchini, Eduardo Trambique e Roberto Hoho como ao André Viana e Jorge Zunga que produziram o evento junto com a Administração do Parque Madureira: Claudio Cassetti, Alexandre Duque, Tuninho e Fábio.

Campeonato Brasileiro de Street Skate Amador
Realização: Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (FASERJ)
Apresentação: Prefeitura do Rio de Janeiro através do Parque de Madureira.
Parceria: Associação Capixaba de Skate (ACSK), Associação de Skate da Paraíba (ASKTPB), Associação Teresinense de Skate (ATS), Dahora Underground, Federação Amazonense de Skate e Vertical (FASV), Federação Catarinense de Skate (FCSKT), Federação de Skate do Distrito Federal e Entornos (FSKTDF), Federação de Skate do Paraná (FSP), Federação Gaúcha de Skate (FGSKT), Federação Mineira de Esportes Radicais (FMER), Federação Paraense de Skate (FPS), Federação Paulista de Skate (FPS) e Irra Esportes Radicais.
Apoio: GoPro, Qix e Vanzer
Cobertura: Campeonatos de Skate, CemporcentoSkate, Skate na Web e Tribo Skate
Design: Pigatto Design
Colaboração: Amount, Curso de Skate, Freedom Fog, Make, Metallum, Moska, New Skate, Sinah, Street Line, Urgh e Vertical

Texto: (Ed Scander/CBSk)
Por Redação Tribo Skate
Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com