What's Up

Conheça as cabeças do canal Skatemind


O Skatemind é o projeto de duas cabeças pensantes do skate brasileiro: Aguinaldo Melo e Marcos Hiroshi.

Ele nasceu da necessidade da dupla de disponibilizar online reportagens históricas de skate que produziram no tempo em que trabalharam juntos no departamento de esportes de ação da ESPN Brasil e também vídeos clássicos que Aguinaldo lançou nos anos 90.

Aguinaldo é um dos skatistas pioneiros que começaram a registrar sessões e transformar em vídeo. Na década de 90, sem tecnologia e com equipamentos emprestados, se juntou a Anderson Tuca e lançou “Demonstrating My Style” em 1997. O vídeo é uma das pérolas que está no canal.

Na época do “Demonstrating My Style” o sonho de Aguinaldo era ser relevante para o skate. Essa motivação o fez produzir ainda “Primeiro Plano” e “Azimute”, antes de trabalhar no extinto Canal 21 com Renata Falzoni e na TV Bandeirantes com Goulart de Andrade. Mas foi na ESPN Brasil que Aguinaldo alcançou seu objetivo e foi extremamente relevante para skate, como repórter e depois editor do xgames.com.br. Ele produziu dezenas de reportagens e entrevistas históricas com skatistas brasileiros e internacionais. Alguns desses materiais estão disponíveis no Skatemind e são verdadeiros tesouros.

hiroshi-skatemind

“São 30 anos vivendo o skate brasileiro – Pela primeira vez temos um projeto que não é por grana, não é por fama, é apenas por nós mesmos e pelo skateboard!” – Marcos Hiroshi. (Arquivo pessoal)

Seu parceiro no canal é o skatista profissional Marcos Hiroshi, que há anos divide as sessões e compromissos com patrocinadores com o jornalismo. Começou como redator no cemporcentoskate.com.br e na ESPN Brasil passou a produzir videorreportagens de skate, seguindo os passos do chefe  Aguinaldo.

Hiroshi diz que a evolução foi natural, sem planejamento. “Só fui tentando sempre aprender ao máximo o que eu podia nos lugares que passei, com as pessoas que convivia”.

Com a extinção do departamento de esportes de ação da ESPN, Hiroshi foi para o site da Red Bull e Aguinaldo para o projeto social Caravana do Esporte.

Depois de vários anos trabalhando diretamente com skate, Melo sentiu falta do contato com sua paixão. Então chamou o colega para iniciar o projeto Skatemind. “É o primeiro projeto que eu faço sem pretensões. Acho que a principal pretensão é continuar falando de skate e desovar todo esse conteúdo que está arquivado”, comenta Aguinaldo, sobre o plano de se dedicar ao canal nas horas vagas. Há muitas imagens para serem reeditadas e vídeos para serem remasterizados.

Eu me considero, de certa forma, um nerd do skate. Minha ligação com o skate é muito de ler, querer estudar, querer aprender não só a parte de manobras. Uma coisa de história, de um lado mais cabeça do skate. Talvez a linguagem não seja exatamente a dos canais do Youtube de hoje em dia. Mas é muito o que nós somos. E o que aquilo representa pra gente”, explica Aguinaldo sobre a origem do nome e ideologia do canal.

Um trunfo na manga do canal é o conhecimento e equipamento tecnológico para fazer transmissões de eventos de skate ao vivo pela internet. Alguns dos campeonatos que eles fizeram a transmissão também estão arquivados no canal.

Mas a missão do Skatemind vai muito além. O skate faz parte da vida da dupla e eles continuam registrando o skate contemporâneo. “Estamos produzindo novos conteúdos, com uma cara mais nossa. Um conteúdo mais skate, um pouco mais descontraído, mais compatível com a linguagem atual”, atualiza Hiroshi.

Assista entrevista exclusiva com Chris Cole produzida por Aguinaldo Melo

Veja também

Diretor Leo Coutinho fala sobre documentário “Brazil é com S”

Sandro Dias fala sobre participação na Caravana do Esporte

 

Por Redação Tribo Skate
Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com