What's Up

Firs se torna oficialmente World Skate


Em congresso realizado no último domingo em Nanquim, na China, os dirigentes da Federação Internacional de Roller Sports, a Firs, decidiram mudar o nome da entidade para World Skate.

“O congresso decidiu! A partir de hoje temos um novo nome! Nós somos a WORLD SKATE! Outro dia histórico para nós!”, informou pelo Facebook ainda como Firs.

A mudança se deve a fundição com a Federação Internacional de Skate, e o objetivo é que a World Skate seja uma plataforma moderna para o gerenciamento de todas modalidades do skate e patins, permitindo autonomia para governança, desenvolvimento e gerenciamento do skate.

Fundada em 1924, essa é uma das maiores mudanças na história da entidade. O italiano Sabatino Aracu continuará na presidência da World Skate e o norte-americano Gary Ream diretor de skate.

Com a inclusão do skate no programa olímpico, países como o Brasil estavam com dificuldades para serem reconhecidos pelos comitês olímpicos locais. No caso da Confederação Brasileira de Skate que só era filiada a ISF e não a Firs. Com a fusão, a CBSk passa a ser automaticamente filiada a World Skate e tentará novamente se filiar ao Comitê Olímpico do Brasil.

Na tentativa anterior o COB deu a Confederação Brasileira de Patins e Hóquei o poder de dirigir o skate no Brasil, gerando uma grande polêmica.

Kit McConnell, diretor de esportes do Comitê Olímpico Internacional, comemorou a decisão da criação da World Skate. “Através do novo nome World Skate, FIRS e ISF estão demonstrando ativamente uma visão compartilhada que não só celebra as comunidades de skate existentes em todo o mundo, mas também irá beneficiar o skate e skatistas para os Jogos Olímpicos de Tóquio e além”.

Veja também

Marcelo Bastos competirá mundial na China pelos EUA

Santos renuncia e Bob se candidata à presidência da CBSk

Ed Scander explica campanha #somostodosCBSK

ISF publica carta de apoio à CBSK

Por Redação Tribo Skate
Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com