COB reconhece oficialmente a CBSk

20 de dezembro de 2017 ● POR Redação Tribo Skate

O Comitê Olímpico do Brasil reconheceu nessa quarta-feira, dia 20 de dezembro, a Confederação Brasileira de Skate como representante oficial do skate no país.

O presidente do COB Paulo Wanderley se reuniu com o presidente da CBSk Bob Burnquist nessa manhã, e em janeiro as duas entidades se reunirão novamente para discutir detalhes da preparação das olimpíadas, entre outros assuntos.

É um passo importante para a modalidade e para o Movimento Olímpico. Nós, COB e CBSk, vamos caminhar juntos. Estou satisfeito. O skate do país conta com grandes atletas, que terão todo o apoio do COB para a sua preparação em busca de bons resultados em Tóquio“, disse Paulo Wanderley, presidente do COB.

Estamos contentes com essa filiação e mais com o ‘skate no chão’. Temos dois anos pela frente para trabalhar as modalidades olímpicas e não olímpicas e a própria Confederação. Temos muito a fazer, mas estamos felizes“, comemorou Bob Burnquist.

Em 2016 o COB, sob gestão de Carlos Arthur Nuzman, rejeitou o pedido de filiação da Confederação Brasileira de Skate e reconheceu a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação como representante do skate no país.

O fato gerou revolta dentro da comunidade do skate brasileiro, criando repercussão internacional com ameaças de boicote por parte de skatistas com chances de medalhas nas Olimpíadas. O Comitê Olímpico Internacional exigiu a Federação Internacional de Rollers Sports, órgão que gere o skate no mundo, uma solução e foi decidida a fusão da FIRS com Federação Internacional do Skate, nascendo a World Skate.

No mês de outubro, Bob Burnquist foi eleito presidente da CBSk e Nuzman renunciou a presidência do COB após ser preso acusado de uma série de crimes de corrupção.

Na primeira semana de gestão, Bob foi recebido pelo ministro dos esportes Leonardo Picciani e pelo Conselho Nacional do Esporte, onde discutiu planos futuros e a revisão do pedido de filiação da CBSk.

Veja também

Vídeo oficial do Matriz Skate Pro 2017

Skatista é bicampeão mundial de surf