Projeto Manobra da Virada chega a Valinhos e Campinas

27 de setembro de 2018 ● POR Tribo Skate

O projeto Manobra da Virada chega em outubro às cidades de Valinhos e Campinas para promover a inclusão social por meio do esporte e inserir a modalidade na vida de crianças, jovens e pessoas com deficiência que nunca tiveram contato com o esporte.

O evento desenvolvido pela ONG Social Skate ainda contará com a participação especial do campeão brasileiro e mundial na modalidade vertical Rony Gomes.

Aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (ICMS), o objetivo é atender em seis meses mais de 2 mil jovens com oficinas de skate realizadas em parques e áreas públicas.

Projeto Manobra da Virada chega a Valinhos e Campinas

Nas duas cidades a ação contará com o apoio da WestRock, uma das empresas empenhadas na iniciativa.

“Nosso papel no mundo também é identificar atividades que proporcionam a inclusão social, e um dos caminhos é por meio de práticas esportivas que tenham impacto positivo e inclusivo. Estamos falando do nosso comprometimento de vencer junto com as comunidades onde atuamos”, resume Cynthia Wolgien, gerente Corporativa de Comunicação e Responsabilidade Social da WestRock.

Em Valinhos, a ação acontece nos dias 1 e 2 de outubro, das 7h30 às 15h30, na Praça da Juventude. Na sequência o Manobra da Virada segue para a cidade de Campinas, onde será realizado em dois locais: na APAE Campinas, entre os dias 3 e 4 das 7h30 às 15h30, e na Estação cultura, nos dias 5 e 6 das 9h às 17h.

Projeto Manobra da Virada chega a Valinhos e Campinas

“Acreditamos que o incentivo é a base de tudo, e o Manobra da Virada tem este propósito de transformação. A gente nunca sabe o potencial de uma criança se ela não for estimulada, e um talento desperdiçado é menos um representante do nosso esporte no Brasil”, disse Rony, que é o padrinho dos trabalhos da ONG desde o ano passado.

O projeto já passou por Poá e Sorocaba, sempre com o patrocínio do TNT Energy Drink e apoio da WestRock, Nike SB, Instituto Incentivar e também das prefeituras das cidades envolvidas.

“Este projeto está sendo um sucesso, porque por meio dele nós estamos desenvolvendo práticas saudáveis, além de promover a inclusão e a transformação social de crianças e adolescentes”, explica Sandro Testinha.

“Em Poá e Sorocaba, conseguimos cumprir a nossa missão. Agora, vamos repetir as mesmas técnicas com as crianças de Valinhos e Campinas, que nunca tiveram acesso ao skate. Para nós é sempre um novo desafio a ser superado”, comenta a pedagoga do projeto, Leila Vieira.

Como se inscrever no projeto

Os interessados das duas cidades que desejam participar do projeto podem se inscrever no site da ONG Social Skate ou pessoalmente nos locais onde o projeto for implantado (sujeitos aos horários disponíveis) com o RG.

Em todos os locais de realização do Manobra da Virada, serão convidadas ONGs que trabalham com pessoas portadoras de necessidades especiais, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), tanto em Valinhos como em Campinas. Clique aqui para ver o vídeo de um pouco do trabalho do Manobra da Virada.

Atenção: menores de idade (a partir dos 7 anos) só poderão participar acompanhados de um responsável, que na ocasião assinará um termo autorizando a participação da criança nas atividades.

Todos os participantes receberão um skate, capacete, joelheira, cotoveleira e luva protetora contra torção. Os equipamentos deverão ser devolvidos após as atividades.

Locais das oficinas do Manobra da Virada

Valinhos

Dias: 1 e 2 de outubro
Local: Praça da Juventude – Praça Amelio Borin – Valinhos (SP)
Clique aqui para fazer inscrição.

Campinas

Dias: 3 e 4 de outubro
Local: APAE Campinas – Rua Francisco Bueno Lacerda, 120 – Parque Italia – Campinas (SP)
Clique aqui para fazer inscrição

Dias: 5 e 6 de outubro
Local: Estação Cultura “Prefeito Antônio da Costa Santos” – Avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N – Centro – Campinas/SP
Clique aqui para fazer inscrição

Sobre a ONG Social Skate

A associação Social Skate tem a proposta de realização de atividades de inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, tudo por meio de atividades esportivas, culturais, de lazer, preservação ambiental e alimentação saudável.

Atualmente são atendidas cerca de 150 crianças e adolescentes. Os projetos permanentes da ONG, são o Manobra do Bem, que oferece atividades com skate diárias, e a Horta Comunitária, onde as crianças do projeto recebem aulas de preservação do meio ambiente e atuam no plantio e cuidados de alimentos orgânicos.

Assista no vídeo abaixo o Manobra da Virada em Sorocaba.