Tom Schaar e Sakura Yosozumi levam Vans Park Series Brasil

04 de junho de 2018 ● POR Tribo Skate

No terceiro ano do Vans Park Series no Brasil, São Paulo se transforma na plataforma de lançamento de um ano que promete muito para a nova modalidade olímpica.

A entrega do Vans Skatepark São Paulo para a comunidade do esporte e um evento disputado palmo a palmo são grandes sinalizadores de uma temporada de emoções.

O americano Tom Schaar quebra a sequência de vitórias de Pedro Barros no Brasil e a japonesa Sakura Yosozumi desbanca a prata da casa Yndiara Asp, com uma alta carga dramática.

Depois de Tom Schaar garantir uma volta com 90 pontos, restou ao Pedro a última das quatro voltas para tentar chegar junto.

Como aconteceu em Florianópolis em 2016, Pedro não estava conseguindo finalizar suas voltas, mas se superou na chance derradeira e fez sua melhor performance.

Tom Schaar e Sakura Yosozumi levam Vans Park Series Brasil

Pedro Barros, 540 (Acosta/Vans)

Em Floripa ele foi o campeão, mas esse ano sua recuperação lhe rendeu o segundo lugar. Já Yndiara Asp, deu um grande susto na plateia ao bater forte de cabeça antes da final, depois de liderar as fases eliminatória e semifinal sem o uso do capacete.

Refeita do susto e optando em usar o equipamento, acabou sendo superada pela técnica japonesa Sakura Yosozumi.

O circo montado no Parque Estadual Cândido Portinari para o evento esteve lotado na sexta-feira nas fases eliminatórias, mas no sábado enfrentou uma superlotação, com filas de pessoas querendo entrar nas arquibancadas e sendo impedidas pelos seguranças e bombeiros.

Com um telão voltado para o lado de fora do evento, muitos acompanharam tudo ali mesmo, na praça de alimentação. A participação do público também foi um quadro à parte, com torcidas efusivas para as grandes performances e manobras dos finalistas e alguns foram eleitos preferidos.

Tom Schaar e Sakura Yosozumi levam Vans Park Series Brasil

Luiz Francisco, boneless (Acosta/Vans)

Tom Schaar e Sakura Yosozumi levam Vans Park Series Brasil

Pedro e Vi (Life Without Andy/Vans)

Tom Schaar e Sakura Yosozumi levam Vans Park Series Brasil

Murilo Peres, fs air (Acosta/Vans)

 

Além de Schaar, Pedro, Indy e Sakura, Luizinho Francisco teve até coro entoado pela galera. Num determinado momento, os gringos presentes foram presenteados pelo entusiasmo de uma “ola” que vinha e voltava na arquibancada. A organização estimou em mais de 5.000 espectadores na final.

A tensão nas disputas foi volta a volta, com alternância de pontuações que eram divulgadas instantaneamente nos telões. O americano Chris Russel, com suas difíceis tricks “to disaster”, tomou vários hang ups, mas imprimiu muita velocidade e seu jeito loucão na melhor linha.

Já seu compatriota Tristan Rennie, mais técnico, foi mais equilibrado em suas performances e alcançou o pódio com a terceira colocação.

Tom Schaar e Sakura Yosozumi levam Vans Park Series Brasil

Chris Russell, fs air (Acosta/Vans)

Tom Schaar e Sakura Yosozumi levam Vans Park Series Brasil

Tristan Rennie, alley oop indy (Acosta/Vans)

Entre algumas manobras marcantes da final, estão o big spin lipslide do final da linha do campeão Tom Schaar, o flip varial indy transfer do Pedro, o blunt to nose blunt transfer do Alex Sorgente e um “simples” e potente frontside boneless do Luizinho.

Entre as meninas, destaque pro layback air seguido de texas plant da Yndi e do derradeiro backside noseblunt revert da campeã Sakura.

Vans Park Series

A próxima etapa da Vans Park Series será em Vancouver (Canadá), seguindo para Huntington Beach (EUA), Malmo (Suécia) e finalizando na China.

O circuito é fechado em torno dos nomes que se destacaram nas últimas temporadas, mas reserva grandes surpresas para o ano de 2018.

Aqui na etapa brasileira, com a ausência de gringos pré-classificados, foram abertas vagas na eliminatória masculina para skatistas como Italo Penarrubia, Miguel Oliveira, Marlon SilvaHéricles Fagundes e Micael dos Passos, como também para o Luizinho, que acabou liderando a fase.

Estreia do Circuito Mundial de Park em São Paulo (fotos Jr Lemos)

Posted by Tribo Skate on Monday, June 4, 2018

Com a entrada de novos skatistas, as próximas etapas prometem muitas emoções. Entre as meninas, o jogo está aberto, pois a categoria ainda tem espaço para aumentar sua base de profissionais selecionadas.

Skatistas como Dora Varella, Camila Borges e a veterana Karen Jonz, por exemplo, ainda podem surpreender nas próximas etapas. Aguardem as cenas dos próximos capítulos.

Vans Park Series Brasil

Tom Schaar e Sakura Yosozumi levam Vans Park Series Brasil

Masculino
1. Tom Scharr (EUA)
2. Pedro Barros (Brasil)
3. Tristan Rennie (EUA)
4. Cory Juneau (EUA)
5. Chris Russell (EUA)
6. Luiz Francisco (Brasil)
7. Alex Sorgente (EUA)
8. Ivan Federico (Itália)

Tom Schaar e Sakura Yosozumi levam Vans Park Series Brasil

Feminino
1. Sakura Yosozumi (Japão)
2. Yndiara Asp (Brasil)
3. Brighton Zeuner (EUA)
4. Lizzie Armanto (EUA)
5. Bryce Wettstein (EUA)
6. Nicole Hause (EUA)
7. Nora Vasconcellos (EUA)
8. Poppy Starr Olsen (Austrália)

Veja também

Collab Tribo Skate John Roger: A chama na cabeça

Corinthians quer construir pista de skate

Nova coleção Vans UltraRange

Nick Cave lança nova collab com marca australiana

Coleção Vault by Vans x LQQK

Leticia na lista de Poderosas da Forbes

Vans traz ao Brasil o Versa Hoodie DX