X Games histórico em Minneapolis (EUA)

05 de agosto de 2019 ● POR Tribo Skate

História foi escrita nos X Games Minneapolis, evento encerrado no último domingo, dia 4 de agosto, nos Estados Unidos.

A começar pela vitória do brasileiro Vinicios Sardi no Park adaptado, com o também brasileiro Felipe Nunes na segunda colocação. A modalidade estreiou esse ano nos X Games, e esse foi o único ouro brasileiro nessa edição dos jogos.

Ainda no sábado, dia que aconteceu a disputa do Park adaptado, Rony Gomes garantiu mais uma medalha para o Brasil na categoria Big Air, vencida pelo americano Elliot Sloan. O brasileiro ficou com o bronze, com o americano Mitchie Brusco em segundo.

Mitchie fez uma das atuações mais incríveis do campeonato, completando o primeiro 1260 da história do skate. (Confira no vídeo abaixo!)

Rony Gomes já estava entre os pré-classificados para a final. O skatista havia com conquistado a prata na China em 2019 e na Austrália em 2018. Assim, agora totaliza três medalhas nos X Games.

Edgard Vovô, consultor técnico da seleção brasileira de Park, também representou o Brasil e ficou com a oitava posição.

O sábado ainda contou a presença de três representantes do Brasil na final do Street. Luan de Oliveira foi o sexto colocado, Felipe Gustavo ficou na oitava posição e Kelvin Hoefler fechou a participação brasileira com o décimo lugar.

Nas classificatórias, realizadas na sexta, Luan avançou com a segunda posição, e Felipe Gustavo foi o sétimo. Kelvin já estava entre os três pré-classificados para a decisão.

A vitória do Street ficou com o japonês Yuto Horigome, seguido do americano Nyjah Huston e do também japonês Sora Shirai.

A primeira final com participação brasileira foi na quinta-feira, no Vert. Augusto Akio, que avançou em primeiro nas classificatórias, ficou com a sexta posição.

No Park masculino, disputado no domingo, a vitória ficou com Ivan Federico, com Jagger Eaton em segundo e Alex Sorgente. Nenhum brasileiro chegou à final da categoria.

No domingo também aconteceu a final do Street feminino. A skatista brasileira melhor colocada foi Rayssa Leal, que ficou perto do pódio com a quarta colocação. Letícia Bufoni ficou com a sétima colocação.

A categoria teve como campeã a japonesa Aori Nishimura, com sua conterrânea Momiji Nishiya na segunda colocação e a americana Mariah Duran com o terceiro lugar.