What's Up

Pelos EUA, Marcelo Bastos fica com prata no mundial na China


O paulista Marcelo Bastos ficou com o segundo lugar no campeonato mundial de skate Vertical, que aconteceu no final de semana em Nanquim, na China.

O campeão foi o norte-americano Clay Kreiner e a terceira colocação ficou com o britânico Paul Luc Ronchetti.

Bastos competiu representando os EUA, já que os brasileiros boicotaram o fato da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação ser a responsável pela convocação e o paulista ter cidadania norte-americana.

A competição fez parte do Roller Games, um evento organizado pela Firs, Federação Internacional de Roller Sports, que na semana passada se fundiu com a Federação Internacional de Skate e passou a se chamar World Skate.

Com a unificação das entidades a CBSk passa a ter poderes em competições como o Roller Games e ser responsável por futuras convocações, que era uma reivindicação dos skatistas brasileiros.

Na disputa feminina, a campeã foi a australiana Poppy Starr. A medalha de prata ficou com a norte-americana Ariana Carmona e a de bronze com a polonesa Amelia Brodka.

Além dos EUA, o mundial teve participantes da Austrália, Canadá, Japão, Argentina, Chile, Polônia, China, Itália, Dinamarca, Republica Dominicana, Coreia do Sul, Portugal, Espanha, Alemanha, Suécia e Inglaterra.

Em 2020 o skate estará nas Olimpíadas de Tokyo nas modalidades Park e Street. Segundo Neal Hendrix, da World Skate, o Vertical não poderia ser incluído nos jogos porque o Comitê Olímpico Internacional exige que as modalidades tenham igualdade de gênero, mas o skate vertical feminino ainda não tem competidoras de nível como street e park em todos os países.

Pódio do skate vertical no mundial da China. (Divulgação)

Resultados

Masculino

1º Clay Kreiner (EUA)
2º Marcelo Bastos (EUA)
3º Paul Luc Rochetti (Inglaterra)
4º Moto Shibata (Japão)
5º Tate Carew (EUA)
6º Jocke Olson (Suécia)
7º Ivan Federico (Itália)
8º Alessandro Massara (Itália)
9º Austin Poynter (EUA)
10º Shea Donavan (EUA)
11º Daniel Curvo
12º Rune Glifberg

Feminino

1ª Poppy Starr (Austrália)
2ª Ariana Carmona (EUA)
3ª Amelia Brodka (Polônia)
4ª Hunter Long (EUA)
5ª Amar Hadid (Austrália)
6ª Mecu Paula (Argentina)
7ª Boni Jia (China)
8ª Doris Jiayi (China)
9ª Asta Xin (China)
10ª Maria Rojas (Chile)
11ª Silvia Urra (Chile)

Veja também

Firs se torna oficialmente World Skate

Santos renuncia e Bob se candidata à presidência da CBSk

Ed Scander explica campanha #somostodosCBSK

ISF publica carta de apoio à CBSK

Por Redação Tribo Skate
Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com