Brasileiro de Downhill Speed em Porto Alegre

22 de novembro de 2019 ● POR Divulgação

Um dos sete novos campeonatos nacionais criados pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) em 2019, o Brasileiro de Downhill Speed acontece de sexta (22) a domingo (24), em Monte Alegre do Sul (SP).

Já estão confirmados nomes como Thiago Lessa, bicampeão mundial (2016 e 2018), e Anna Ohata, campeã do circuito paranaense e catarinense de 2019, além de Alexandre Cerri e Walter Baresi, dois ouros e dois bronzes, respectivamente, no World Roller Games 2019 pelo Street Luge.

“A expectativa está muito boa, animado para rever a família do skate, andar muito de skate por ser uma evento selecionado e profissional e feliz por essa oportunidade de correr mais um evento esse ano. Resumindo tudo, só alegria!”, destaca o mineiro Thiago Lessa.

“Estamos bem ansiosos, será um evento importante para todos os atletas do Downhill brasileiro, o primeiro nesse formato e onde os melhores atletas do Brasil vão estar reunidos nessa disputa. O Street Luge só está ganhando com a boa visibilidade nacional com a CBSk e internacional com a World Skate. Vamos para esse evento fazer nossa parte como atletas e tentar atrair mais atletas para o nosso esporte”, comenta Alexandre Cerri, que estará nas disputas ao lado de Walter Baresi, ambos de Curitiba (PR).

O Brasileiro de Downhill Speed contará com as categorias Profissional, Amador, Iniciante, Master e Feminino, além de disputas de Street Luge e Street Sled, ambos com categoria Open.

A sexta-feira (22) será de treinos, a partir das 13h. No sábado (23), o dia começa às 8h, com treinos e tomadas de tempo para formação das baterias que acontecem no domingo (24) com início às 9h.

“A expectativa é que este será o maior e melhor evento de skate Downhill do Brasil. Com a Gás Inflamável (parceira da CBSk na realização) na organização, que sempre foi impecável nos seus eventos, com a presença de atletas de diversas regiões, com as vagas da categoria Amador tendo que ser pré-disputadas, e com o apoio de grandes marcas, o brasileiro promete ser um sucesso. Espero que o número de gurias participando seja grande e que tenhamos bons drops, seguros e divertidos”, completa Anna Ohata, que também é natural de Curitiba (PR).

Novos brasileiros

A competição é um dos sete novos campeonatos brasileiros criados pela CBSk na atual temporada. Até 2018, os campeões nacionais de Downhill Speed, Freestyle, Longboard Dance, Vertical, Slalom, Downhill Slide e Park Amador eram definidos a partir do ranking brasileiro, que era formado com base nas competições realizadas CBSk em todo o Brasil pelas federações e associações filiadas à Confederação – eventos sempre homologados pela.

A partir de agora, assim como acontece com os já consolidados Brasileiros de Street Amador e Feminino, os atletas dessas modalidades ganham um evento específico que definirá o campeão nacional de cada uma delas. Assim, as disputas estaduais e as seletivas regionais – criadas em 2019 – passaram a valer pontos na corrida classificatória para o brasileiro.

Além disso, as federações e associações filiadas à CBSk passaram a ter autonomia para homologar as competições estaduais e regionais, papel antes desempenhado pela Confederação Brasileira de Skate.

Brasileiro de Downhill Speed 2019

O Campeonato Brasileiro de Skate Downhill Speed 2019 conta com realização da Gás Inflamável e da Confederação Brasileira de Skate, apoio da Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, Associação Capixaba de Skate, Federação Gaúcha de Skate, Federação Catarinense de Skate, Federação de Skate do Paraná, Federação Paulista de Skate, Federação Estadual de Skate de Minas Gerais, Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro, Hardy, Wrangler, New Olders, Monstro Skateboard, Hondar Longboards, Slide Set Net, New Skate, Your Face e da Map Media, além de colaboração da Mormaii.

Cronograma

Sexta-feira (22/11)

8 às 11h – check in
13h às 16h30 – treinos

Sábado (23/11)

7h – início da retirada de chip
8h – início dos treinos e tomadas de tempo
12h às 13h30 – intervalo
14h às 17h – treinos e tomadas de tempo

Domingo (24/11)

8h – início dos treinos
9h – início das baterias
12 às 13h30 – intervalo
14h às 17h – baterias
17h30 – premiação