Boardriders compra Element, Billabong e RVCA

10 de janeiro de 2018 ● POR Redação Tribo Skate

Em nota oficial ao mercado brasileiro, a Boardriders, Inc anunciou a compra do grupo Billabong.

Segundo Elaine Prado, diretora de vendas da Boardriders no Brasil, a aquisição passará por trâmites burocráticos e a transação está prevista para ser concluída e operada no Brasil ainda no primeiro semestre de 2018.

Leia o comunicado na íntegra:

“A Boardriders, Inc, empresa global de esportes de ação e estilo de vida que é proprietária e operadora das marcas Quiksilver, Roxy e DC Shoes, anunciou que assinou um acordo definitivo para a aquisição de todas as ações da Billabong International Limited (ASX:BBG). A combinação da Boardriders e da Billabong criará a maior empresa de esportes de ação do mundo, com mais de 7.000 clientes atacadistas em mais de 110 países, proprietária de recursos de e-commerce em 35 países e com mais de 630 lojas em 28 países. A empresa combinada incluirá algumas das marcas mais cobiçadas da indústria, pois Billabong, RVCA, Element, VonZipper e Xcel serão adicionadas à família de marcas da Boardriders.

A empresa resultante será altamente diversificada e atenderá à comunidade global de entusiastas de esportes de ação com um conjunto completo de linhas de produtos inovadores e uma série de atividades comunitárias. Mais importante ainda, a força criada pela combinação também permitirá a criação de parcerias mais profundas e benéficas com clientes e fornecedores e possibilitará investimentos adicionais nas marcas e no setor de esporte de ação em geral.

Sob a propriedade de fundos gerenciados pela Oaktree Capital Management, L.P. (“Oaktree”), a Boardriders melhorou muito seu desempenho financeiro e operacional desde que sua reviravolta começou em fevereiro de 2016. A empresa racionalizou sua distribuição, dimensionou sua estrutura de custo, renovou sua plataforma de desenvolvimento de produto e investiu em diversas iniciativas de marca, marketing e e-commerce que visam aumentar o crescimento. A bem-sucedida reviravolta da empresa e a reconfiguração da plataforma Boardriders criou a oportunidade de colocar as marcas Billabong na mesma plataforma operacional de back-office para acelerar o crescimento delas também.

Após o fechamento da transação, David Tanner, atual diretor gerente da Oaktree e diretor de recuperação da Boardriders, se tornará diretor executivo da Boardriders. Pierre Agnes, atual diretor executivo da Boardriders, se tornará presidente da Boardriders, permanecerá como membro do Conselho e liderará uma parte substancial da integração das duas empresas.

Tanner disse: “A combinação dessas duas importantes empresas de esportes de ação, que incluem uma ampla variedade de marcas conhecidas com uma profunda herança em surfe, neve e skate, é muito animadora para todos nós que compartilhamos a paixão por esportes de ação ao ar livre. Estamos comprometidos em preservar a autonomia, a criatividade e as culturas específicas de todas as marcas enquanto aproveitamos nossa plataforma de operação para acelerar o crescimento das marcas mundialmente. Estamos animados em integrar a mesma família que a equipe Billabong, e ansiosos para trabalharmos juntos para cumprir a promessa que essa combinação oferece.”

Agnes incluiu: “A criação de uma plataforma global integrada permitirá que a empresa resultante aumente seus investimentos em inovação de produtos e qualidade, marketing digital, engajamento do consumidor e e-commerce, o que beneficiará os nossos consumidores e fortalecerá a empresa e o setor. Com uma maior e mais forte plataforma, vemos muitas oportunidades incríveis para nossos funcionários, clientes, fornecedores e atletas. Estou animado e honrado em passar a liderança para Dave e em continuar a parceria com ele para conduzir a próxima fase na evolução da Boardriders.”

Além disso, agora que o contrato foi assinado, é apropriado que a Boardriders discuta um potencial papel no futuro com Neil Fiske, CEO atual do Billabong Group. “Temos alta estima por Neil e pelo que ele realizou ao longo dos anos. Pessoalmente, admiro seu pensamento estratégico e liderança. Espero que ele participe da próxima parte dessa jornada e continue a sua contribuição para essas grandes marcas”, disse Matt Wilson, presidente do conselho da Boardriders e diretor administrativo e gerente de coportfólio da Oaktree.

A aquisição está sujeita a diversas condições normais de negociação, incluindo aprovações dos acionistas, da Justiça e dos órgãos reguladores. A transação deve ser finalizada na primeira metade de 2018.

Consultores e financiamento:

A SCOPE Advisors LLC é a principal consultora financeira da Boardriders. BofA Merrill Lynch, Deutsche Bank Securities Inc. e Macquarie Capital também estão atuando como consultoras financeiras da Boardriders. Kirkland & Ellis LLP e Gilbert + Tobin são as consultoras jurídicas da Boardriders. Deutsche Bank Securities Inc., BofA Merrill Lynch e Macquarie Capital também forneceram financiamento comprometido à Boardriders para a aquisição.

Sobre a Boardriders, Inc.:

A Boardriders, Inc., é uma importante empresa de esportes de ação e estilo de vida que cria, produz e distribui vestuários, calçados e acessórios de marcas para Boardriders em todo o mundo. As marcas de vestuário e calçados da empresa representam um estilo de vida casual para pessoas de mente jovem, que são inspiradas por uma paixão por esportes de ação a céu aberto. As marcas Quiksilver, Roxy e DC Shoes da empresa possuem raízes autênticas e história no surfe, nos esportes de neve e no skate. Os produtos da empresa são vendidos em mais de 110 países em ampla distribuição, incluindo lojas de artigos de surfe, lojas de artigos de skate, lojas de artigos de esportes de neve, lojas próprias Boardriders e outras lojas varejistas da empresa, outras lojas especializadas, determinadas lojas de departamentos e por vários canais de e-commerce. Para obter informações adicionais, visite os sites de nossas marcas em www.quiksilver.com, www.roxy.com e www.dcshoes.com.

Sobre a Oaktree:

A Oaktree é líder entre as empresas de gestão de investimento globais, especializada em investimentos alternativos, com US$ 100 bilhões em ativos sob gestão em 30 de setembro de 2017. A empresa enfatiza uma abordagem oportunista, orientada a valor e com risco controlado para investimentos em débito em dificuldade, débito corporativo (incluindo débito de alto rendimento e empréstimos privilegiados), investimento de controle, valores mobiliários conversíveis, imóveis e patrimônio cotado. Com sede em Los Angeles, a empresa tem mais de 900 funcionários e escritórios em 18 cidades em todo o mundo. Para obter informações adicionais, visite o site da Oaktree em http://www.oaktreecapital.com/.

Declarações prospectivas:

Este comunicado à imprensa contém declarações prospectivas, incluindo, entre outros, as expectativas da administração sobre determinadas operações de negócios e relacionamentos com fornecedores. Essas declarações prospectivas estão sujeitas a riscos e incertezas, e os resultados reais podem variar significativamente. A empresa não se responsabiliza pela atualização das declarações, que são feitas apenas na data deste comunicado à imprensa.”

 

Veja também

DC Shoes lança collab com Thaynan Costa e enjoi

Bob Burnquist fecha parceria com Guaraná Antarctica

Lucas Rabelo na Nike SB

X Games confirma skate em Oslo