CBSK atualiza idades das categorias de base

11 de março de 2019 ● POR Divulgação

Confederação Brasileira de Skate, CBSk, anunciou mudanças nas idades das categorias de base dos campeonato sancionados pela entidade.

A decisão foi tomada depois de debate sobre o assunto entre as federações, comitês e a diretoria CBSk. As mudanças devem ser aplicadas pela federações filiadas.

Novas regras de idade da CBSk

Válido para gênero masculino

INFANTIL

Competidores nascidos em 2011 e acima desse ano. Categoria definida por idade.

Obs.: Essa faixa etária compreende skatistas abaixo de 8 anos, inclusive aqueles que completam 8 anos em 2019.

Importante: Essa categoria não deve ter viés competitivo e sim caráter de festival, onde todos os participantes ganham medalhas, não tendo rankeamento geral, apenas classificação na etapa com meio de identificação de promessas futuras.

 

MIRIM

Competidores nascidos nos anos de 2010 (9 anos), 2009 (10 anos), 2008 (11 anos) e 2007 (12 anos). Categoria definida por idade.

Importante: Não há avanço de categoria por tempo mínimo de participação ou nível técnico.

 

INICIANTE

Competidores nascidos entre os anos de 2006 (13 anos), 2005 (14 anos) e 2004 (15 anos). Categoria definida por idade com possível avanço por tempo mínimo ou nível técnico.

Importante: Nessa categoria já existe a possibilidade de antecipar o tempo de permanência na mesma desde que os skatistas comprovem nível técnico superior aos demais e tempo mínimo de 2 anos.

 

AMADOR

Competidores nascidos abaixo de 2003 (16 anos) inclusive no ano.

Importante: Nessa categoria tempo mínimo de 4 anos.

 

Pontos conceituais importantes a serem entendidos:

A) Não é permitido que o atleta que seja da categoria de cima, competir em categoria abaixo de sua faixa etária.

B) O atleta tem o direito de correr a categoria de sua idade e em caso um evento que não tenha a sua categoria e se o mesmo possuir habilidade técnica ou por experimentação desejar competir uma categoria acima, exceto profissional, ele pode, sem que necessariamente seja considerado daquela categoria, lembrando que a prioridade é para a categoria da idade, caso o evento ofereça sua categoria o mesmo não pode correr duas diferentes no mesmo evento.

C) Não haverá mais Categoria Amador 2.