Luan Oliveira assina tênis da NikeSB

09 de maio de 2019 ● POR Divulgação

A Praça Matriz, em Porto Alegre (RS), foi um pico muito frequentado pelos skatistas gaúchos em meados de 1998, quando haviam poucos lugares para se andar de skate.

Clique aqui para ver o vídeo da coleção.

Nessa época, Cezar “Gordo” e Marcus “Cida” tiveram a iniciativa de produzir vídeos para divulgar a cena local existente e pouco vista em outras partes do Brasil.

Os vídeos não poderiam ter outro nome – “Matriz” – e logo ganharam as ruas do Brasil, com partes de grandes nomes do skate nacional.

Nessa mesma época foi fundada a Matriz Skate Shop, uma das mais autênticas skate shops do mundo, idealizada e administrada pelos skatistas profissionais Cezar “Gordo”, Rodrigo “Tx”, Marcus “Cida” e Luan Oliveira.

Hoje, 18 anos depois da inauguração da primeira loja, a NikeSB e a Matriz Skateshop anunciam uma collab inédita.

Collab NikeSB x Matriz Skate Shop

A coleção, composta pelo tênis Janoski slip on e camisetas pretas e brancas de mangas longas, recebem a aplicação do camuflado personalizado da Matriz Skate Shop na cor cinza/concreto, que simboliza a luta diária de andar de skate nas ruas do Brasil.

A estátua do cachorro, de onde vem a origem do logo da Matriz que representa os guardiões do pico, também é registrado na estampa da camiseta e na lateral do tênis, em alto relevo.

O monumento principal da praça é gravado na palmilha, dividindo espaço com a assinatura do skatista Luan Oliveira.

“O processo de criação da collab foi bem legal! Colocamos o cachorro, que é o logo da loja, adicionamos alguns detalhes que achamos diferentes de alguns Janoski’s slip on que tínhamos visto antes, como o camuflado, o logo em alto relevo, etc. A gente quis fazer um tênis em couro para que ficasse mais elegante ainda e diferente das demais collabs”, conclui Luan Oliveira.

O vídeo

Para resgatar toda essa história, Cezar Gordo, Luan Oliveira e Lucas Rabelo voltaram ao marco zero da trajetória – a Praça da Matriz – para vivenciar um pouco de como eram as sessões que há quase 20 anos deram origem ao projeto Matriz Vídeos e posteriormente à Matriz Skate Shop, em 2001.

“Muito legal poder levar o Lucas na Praça pela primeira vez para andarmos juntos. Com o Luan já aconteceram algumas sessões, mas filmar com eles para esse projeto e com a câmera que usávamos na época é lembrar do passado pensando no futuro. Sensação inexplicável!”, diz Cezar Gordo.

Luan Oliveira e Lucas Rabelo, que nunca tinham filmado uns aos outros com um equipamento analógico, foram transportados diretamente para os anos 90 ao utilizarem uma Hi.8, a câmera que Cezar Gordo e amigos produziram os primeiros vídeos da Matriz.

Foram alguns dias de muita diversão em família, andando de skate e vivendo o real lifestyle do skate de rua.

O resultado foi um vídeo com imagens analógicas e em HD, que será divulgado no canal Global da NikeSB, no YouTube, em 11 de maio.

“Eu não conhecia a câmera de perto, apenas por fotos. Foi incrível poder filmar com os caras em Porto Alegre e vivenciar um pouco sobre como foi o início da história da Matriz. Curti demais o tênis e acho que a galera vai curtir muito também”, afirma Lucas Rabelo.

A Collab NikeSB + Matriz Skateshop entrará em pré-venda exclusiva nas lojas físicas e online da Matriz a partir de 11 de maio, estará disponível em skate shops ao redor do mundo todo em 16 de maio, e no site da Nike a partir do dia 18 de maio.