Manobra da Virada com Rony Gomes em Sorocaba

05 de setembro de 2018 ● POR Tribo Skate

O primeiro final de semana do mês de setembro de 2018 ficará marcado na vida de muitas crianças de Sorocaba (SP) que nunca tiveram contato com o skate. Foram os dias em que o projeto Manobra da Virada, realizado pela ONG Social Skate, em sua segunda edição, e o campeão brasileiro e mundial Rony Gomes, na modalidade vertical, se uniram no Parque “Maria Barbosa Silva” – o Parque das Águas – com uma única missão: promover a integração e inserir a modalidade na vida de muitos jovens que participaram do evento.

O skatista Rony Gomes fez de tudo no Manobra da Virada, edição Sorocaba. Ele andou de skate com os iniciantes, ajudou as crianças a andarem e participou de um bate-papo respondendo todas as perguntas e curiosidades da galerinha que compareceu e teve a oportunidade de estar lado a lado com um dos ídolos do skate brasileiro e mundial.

“Como eu já havida dito antes, mas agora eu posso assinar embaixo: foi um prazer fazer parte desta família chamada Manobra da Virada. Foram momentos muito válidos para mim. Eu vi o poder do skate no campo social e pude sentir no coração um pouco do trabalho que o Sandro Testinha desenvolve”, relatou Rony, que é o padrinho dos trabalhos da ONG desde o ano passado.

Segundo Sandro Testinha, essa etapa foi especial porque pela primeira vez toda a equipe do projeto saiu da cidade de Poá, que fica no extremo Leste de São Paulo, para promover o que fazem há quase oito anos em outro município. “A ação foi um sucesso, e agora temos certeza que podemos aplicar nosso método em todo o estado. Quem sabe até, um dia, para outros países”, ressalta Sandro Testinha, presidente da ONG Social Skate. Nesta etapa o projeto também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Na página da ONG no Facebook, a iniciativa teve bastante elogios. A Ruth Nunes, que levou os netos nos dois dias, deixou o seguinte recado: “Parabéns! Meus netos gêmeos de 6 anos participaram em Sorocaba, sábado e domingo, e ficaram apaixonados!” Já a Joseli Correa relatou que “os netos adoraram. Obrigada pela atenção de todos, e espero que vocês voltem mais ou consigam trazer esse projeto para cá”.

Para a pedagoga da ONG Social Skate, Leila Vieira, na etapa de Sorocaba ela pôde observar que mesmo o local oferecendo uma pista de skate excelente, ainda é interessante incentivar o crescimento do esporte no município. “Seria muito interessante alinhar o skate com brincadeiras lúdicas, este método instiga as crianças. Também fica fácil passar conceitos de cidadania e revelar novos e futuros talentos. Deve ter muitos campeões aqui em Sorocaba, só falta estimular”, disse Leila. O Manobra da Virada em Sorocaba teve lotação máxima.

O objetivo do Projeto Manobra da Virada, aprovado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (ICMS), é atender em seis meses mais de 2 mil jovens, por meio de oficinas de skate em parques e áreas públicas do Estado. Jovens interessados e que nunca tiveram acesso à modalidade ou não usufruíram de estrutura para praticar o esporte.

Sobre a ONG Social Skate

A Associação Social Skate tem como proposta a realização de atos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades esportivas, culturais, de lazer, preservação ambiental e alimentação saudável. Atualmente são atendidas cerca de 150 crianças e adolescentes, os projetos permanentes da ONG, hoje, são o Manobra do Bem, que oferece atividades com skate diárias, e a Horta Comunitária, onde as crianças do projeto recebem aulas de preservação do meio ambiente e atuam no plantio e cuidados de alimentos orgânicos.

Fique atento no site e saiba qual será a próxima cidade a receber o projeto Manobra da Virada no site da Social Skate.