Oi STU Open inicia as disputas no Rio

13 de novembro de 2019 ● POR Divulgação

O skate nacional inicia nesta quarta-feira (13), às 13h, no Rio de Janeiro, a disputa do Oi STU Open, competição que abre a segunda janela classificatória para os Jogos de Tóquio 2020.

O dia na Praça Duó (Barra de Tijuca) será de classificatórias femininas no evento que vale como Pro Tour para o Park e como 5 estrelas para o Street.

No Street, Giovana Dias e Ariadne Souza abrem a participação brasileira na primeira bateria, às 13h.

Na sequência, 14h10, Rafaela Murbach estará em ação na bateria 2. Karen Feitosa e Karolene Lima entram na terceira bateria, às 15h10. Isabelle Menezes e Giulia Scorza fecham as disputas na bateria 4, com início previsto para as 16h10.

No Park, a primeira bateria, às 13h, contará com Emily Antunes, Erica Leguizamon e Luana Iamamoto.

Ana Julia Theodoro e Bia Sodré entram nas disputas da bateria 2, às 14h10. Leticia Gonçalves, Victoria Bassi e Camila Borges encerram a participação brasileira na quarta bateria, a partir das 16h10.

“Estou animada por estar aqui no Rio. Estou revendo minhas amigas do mundo todo. Acho que vai ser legal. A estrutura do evento está grande, não vai ter só o Park, vai ter o Street também. Então acho que vai vir bastante gente para assistir e a vibe vai ficar legal”, destaca Leticia Gonçalves.

As classificatórias masculinas acontecem na quinta-feira (14). No Park, Héricles Fagundes, Pedro Carvalho, Matheus Mello, Italo Penarrubia, Luigi Cini, Augusto Akio, Vi Kakinho, Hugo Montezuma, Micael dos Passos e Felipe Foguinho estarão nas disputas.

No Street, Felipe Gustavo, Ivan Monteiro, Lucas Rabelo, Luan Oliveira, Marcelo Batista, João Lucas Alves, Gabryel Aguilar, Elton Melonio, Lucas Xaparral e Paulo Galera representam o skate brasileiro.

“O Rio de Janeiro é maravilhoso. Já vim para cá alguns anos, tem muito pico na rua. Essa pista aqui da Duó já vim algumas vezes, não só para o campeonato, mas também para andar. É um lugar que tem um clima muito bom, muito divertido, alegre. Então é sempre bom estar de volta aqui no Rio de Janeiro”, completa Luan Oliveira.

Pré-classificados

Os 15 melhores skatistas do ranking mundial da World Skate têm vaga assegurada direto na semifinal, com início a partir de sexta (15) – a regra valerá para todo o segundo ciclo classificatório para as Olimpíadas.

No Park, Dora Varella, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Luizinho Francisco, Pedro Barros, Pedro Quintas, Mateus Hiroshi e Murilo Peres estão entre os 15 primeiros do ranking.

“Minha expectativa para o Rio de Janeiro é que seja mais um campeonato bem-sucedido, que a gente veja de novo mais amizades, a galera junta, a galera do skate torcendo um pelo outro, aquela vibe do skate que todo mundo conhece. Que a gente veja muita gente se dando bem e também que eu me dê bem”, diz Mateus Hiroshi.

Meu preparo está sendo bem grande. Estou treinando bastante na fisioterapia, no funcional e mentalmente também. Estou bem focado para estar de novo na final e que o resultado seja bem melhor que o outro”, completa.

No Street, Pamela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni, Gabriela Mazetto, Virginia Fortes Águas, Isabelly Ávila, Kelvin Heofler, Giovanni Vianna e Carlos Ribeiro são os nomes garantidos na semifinal.

“Expectativa a mil. Gosto de andar de skate no Rio de Janeiro e dessa vez não vai ser diferente. Vou fazer o meu melhor, o resultado é consequência”, destaca Isabelly Ávila.

Comissão técnica da CBSk

Integram a comissão técnica da CBSk os consultores técnicos Edgard Vovô (Park) e Rogério Mancha (Street), o coordenador técnico Julio Detefon, os fisioterapeutas Alison Paz e Carlos Barreto, o médico Maurício Zenaide e a psicóloga Juliane Fechio.

Brasil nas Olimpíadas

A partir dos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total em Tóquio – três no Park feminino, três no Park masculino, três no Street feminino e três no Street masculino.

A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros nas duas janelas classificatórias, seguindo as prerrogativas mencionadas anteriormente.