Semana do Skate de São Paulo terá mostra de skate raros

04 de setembro de 2019 ● POR Divulgação

Com entrada franca, Esqueites (forma fonética de se falar skates, em inglês), é também o nome da primeira publicação especializada na modalidade no Brasil, Esqueite – de 1977, e que estará exposta junto com centenas de relíquias nessa exibição inédita de skate vintage – período que compreende o final dos anos 70 e término dos anos 80.

A data escolhida – 17 a 21 de setembro, é justamente o ápice das atenções globais para o Brasil, com a realização do Mundial de Skate Park (10 a 15 de setembro), no Parque Cândido Portinari), e o Mundial da Street League (18 a 22 de setembro, Anhembi Parque), que transforma São Paulo na Capital Mundial do Skate.

Skatistas de todo mundo poderão conferir de perto a evolução do skate a partir dos anos 80, era de ouro da modalidade de acordo com o livro (Skateboard Is Not a Fashion, de J.Blumlein, D.Vogel e Cap10, publicação americana de 700 páginas oferecida pela marca Vans, que norteou os rumos da exposição).

Ao todo são cerca de 820 itens raros entre adesivos, fanzines, cartas, revistas, cartões de visita, roupas, fotos, vídeos, shapes, skates e outros materiais cedidos por diversos colecionadores, que nunca haviam exposto essas peças antes ao público.

Esqueites é uma verdadeira viagem no tempo sobre skates, como diz o slogan da mostra, que ainda promete reunir ao longo de uma semana os skatistas das principais equipes que protagonizaram as competições dos anos 80, como DM Pepsi, Lighting Bolt, Prisma, Urgh!, Lifestyle, H Prol, Plancton, Beira Rio, Costa Norte, além das tribos que se enfrentavam naquela época como os Ibiraboys, Moemagem, Campon, Frega City, Pig City e Wave Boys.

A trilha sonora fica a cargo de djs reconhecidos como Fabiano Bulgarelli, Marcos Ferrer, Oswaldo Wadão (Anny 44), Angelo Leuzzi (Rose Bombom) e Rogério Lalau (CS Team), além de um encontro incrível com fanáticos pela banda DEVO, pelo Hip Hop e pelo punk hardcore que marcaram essa época.

O público poderá também imergir em algumas experiências inusitadas e conferir uma coleção secreta de cartas punks, forma de comunicação entre skatistas antes do surgimento da internet, celulares e redes sociais.

Essas preciosidades mostram a correspondência secreta entre os skatistas de free style e street, entre 1979 a 1985, antes mesmo do surgimento das revistas especializadas Yeah! Skate e Overall.

Essa forma rústica de se comunicar era especialmente requintada, com desenhos, recortes, quadrinhos e invenções divertidas do ilustrador carioca Tai Tai Warwick, com histórias hilárias, politicamente incorretas, e com informações curiosas e de bastidores.

Mercado do skate se encontra na Sktweek Experience

Além da Mostra Esqueites, a Sktweek Experience 2019, irá reunir, ao longo de cinco dias de evento, empresários, celebridades, autoridades, campeões, jornalistas e famílias em torno do Congresso Brasileiro de Skate.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, com apoio da CBSK – Confederação Brasileira de Skate, o simpósio oferece gratuitamente oportunidade única de debater sobre a realidade do skate com 22 palestrantes especialistas em educação física, psicólogos, jornalistas, fotógrafos, publicitários, colecionadores, dirigentes, locutores e campeões sobre temas como Olimpíadas, publicidade, mídia, mercado, empoderamento feminino, locução esportiva e rotinas de viagens e competição pelo planeta.

A ocasião também irá proporcionar ao público conhecer seus ídolos em encontros e prestigiar o Sktbrd Film Festival e assistir a filmes como Jeff: Ninguém Nunca Andou de Skate Mais do Que Eu, Uretano no Asfalto e a première inédita do longa The Tony Alva Story,  doc sobre um dos maiores e mais icônicos skatistas de todos os tempos.

Os colecionadores de tênis terão a oportunidade de comprar, trocar ou vender seus produtos na Sneaks Trade Show, coletivo voltado para o mercado sneaker, com produtos importados exclusivos para a Unibes Cultural.

As famílias ainda terão a disposição um street village com produtos autorais, bazar, massagens, yoga e um food park com comidas exóticas e internacionais.