Skatista Anderson Stevie ganha biografia

13 de novembro de 2019 ● POR Divulgação

O jornalista Victor Costa lança nesta quinta-feira, dia 14, o seu primeiro livro: Entre o skate e o tráfico.

A biografia conta como o skatista Anderson Stevie conseguiu deixar o tráfico com ajuda do skate. Stevie, que foi preso duas vezes, contou para Victor detalhes dessa trajetória que acomete muitos meninos que moram em comunidade no Rio de Janeiro.

“A história dele é incrível. Tem um pouco de tudo: ódio, amor, injustiça, suspense, superação e até milagre. Quando o conheci, ele brincou que a história dele daria um filme. Eu disse que era preciso fazer um livro antes. E foi ali que começamos a escrever essa história real, mas quase cinematográfica”, explica Victor Costa.

Os dois se conheceram em 2017, quando Victor trabalhava na editoria de esportes do Jornal O Globo. O encontro gerou mais do que uma reportagem de página inteira e um vídeo que bombou no site. Foi ali que começou a amizade que viria a dar no livro.

“A história do Stevie me chamou atenção de cara. Ele tinha muita coisa para contar. E tudo era tão forte. Durante o processo do livro, conforme eu ia lendo algumas partes para ele, em especial, sobre a cadeia e o envolvimento com o crime, nós precisamos parar para ele buscar um ar. É muito difícil reviver tudo isso. Mas, à medida que íamos avançando e o skate ia entrando na história, ele foi se libertando também”, completa Victor.

O processo do livro durou dois anos e contou com o financiamento coletivo para que fosse publicado. Tudo foi feito de maneira independente.

Stevie tem a certeza de que sua história pode inspirar muitas gerações. “Eu vim de classe baixa, passei por vários constrangimentos e humilhações, e a saída que encontrei foi a revolta. O crime me dava status e dinheiro. Mas tudo mudou quando eu descobri que através do skate eu poderia sair da minha comunidade, ter acesso a outras culturas, outras línguas e quebrar os paradigmas”, conta o skatista.