Entenda como funciona o Vans Park Series

18 de outubro de 2018 ● POR Tribo Skate

A temporada do Vans Park Series 2018 está chegando ao fim com a última etapa na China. Realizada nos dias 26 e 27 de outubro, o evento define o campeão e campeã mundial de Park na cidade de Xangai.

Neste ano, quatro brasileiros disputarão a final mundial do VPS. Eles vão enfrentar os Select Pros do circuito, os campeões continentais do VPS e os cinco melhores Tour Pro Challengers.

Sistema de classificação

O Vans Park Series é o circuito mundial de skate da modalidade Park. Em 2018, o circuito teve quatro etapas qualificatória masculinas e três femininas, em São Paulo, Canadá, Califórnia e na Suécia.

O circuito conta com oito Select Pros, skatistas que já estão garantidos nas semi-finais de todos os eventos e estão classificados automaticamente para a final mundial. Entre eles, estão Pedro Barros e Yndiara Asp.

Também disputam as etapas qualificatórias os skatistas Tour Challengers. Depois das quatro etapas, os cinco melhores colocados do ranking dos Tour Challenger garantem vagas na final na China. O único brasileiro que avançará pelo ranking será Murilo Peres, que ficou em quinto

Vi Kakinho, Leticia Goncalves, Isadora Pacheco, Camila Borges, Victoria Bassi, Karen Jonz, Thais Gazarra e Ana Júlia também fazem parte dos Tour Challenger, mas ficaram de fora.

Dora Varella, apesar de não ter ficado entre as cinco melhores do ranking, vai disputar a final mundial depois de vencer o Circuito Continental em Huntington Beach, na Califórnia.

Sobre o Vans Park Series

O Vans Park Series é o circuito mundial de skate da modalidade Park. Criado em 2016, o circuito leva os melhores skatistas de transição do mundo a etapas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia.

O primeiro ano do campeonato corou o skatista americano Alex Sorgente e a americana Brighton Zeuner como os melhores do mundo. No ano seguinte, em 2017, foi a vez do suéco Oskar Rozenberg Hallberg e da americana Nora Vasconcellos levarem para casa os títulos de campeões mundiais.